Arara Canindé
(Ara ararauna)
AVES


Curiosidade: em função do avançado grau de degradação dos seus habitats, essa espécie acabou por se adaptar à algumas cidades, como por exemplo, Campo Grande no Mato Grosso do Sul, que ficou conhecida como “capital das araras”
Características: Pode atingir 80 cm de comprimento e pesar cerca de 1,3 kg. Sua coloração é bem marcante pelo azul no dorso, amarelo no ventre e verde no topo da cabeça, além das linhas marcantes pretas ao redor dos olhos. Se alimentam de coquinhos, frutos, brotos, flores, néctar e sementes contribuído para sua dispersão. Vivem em média 80 anos.
Distribuição geográfica: Desde a Amazônia até o Paraná, sendo que antigamente chegava até Santa Catarina. Encontrada também no leste do Panamá e norte da Colômbia, Venezuela, Guianas, Perú, Bolívia, até o norte de Argentina e Paraguai e no oeste do Equador.
Conservação: pouco preocupante, porém suas populações seguem diminuindo por conta dos fatores como poluição, desmatamento, tráfico de filhotes, impactos urbanos (eletrocussão em cabos elétricos, ataques por animais domésticos, colisão em prédios, atropelamentos e conflitos com humanos).



