Arara Vermelha
(Ara chloropterus)


Curiosidade: Um hábito curioso desta ave é o fato de realizarem geofagia, ou seja, elas se alimentam de terra e barro (normalmente ricos em minerais). Dentre as explicações, a mais recorrente é que elas fazem isso para neutralizar as toxinas que ingerem quando consomem frutas verdes, porém pode estar associado também à reposição de sódio devido à dieta com baixo teor desse mineral.
Características: Mede cerca de 90cm. de comprimento e pesa 1,5kg. Possui penas vermelhas, face marcado por linhas com penas vermelhas, suas asas são formadas por penas verdes e extremidades azuis, bem como sua cauda. Se alimentam de coquinhos e tem preferência pelos frutos do buriti.
Distribuição geográfica: Amazônia brasileira e em rios costeiros margeados por florestas no leste do País, chegando originalmente até o Espírito Santo, Rio de Janeiro e interior do Paraná. Encontrada também no Panamá e Colômbia; e desde o norte da Colômbia, planícies venezuelanas, até a Bolívia e norte da Argentina.
Conservação: pouco preocupante a nível global
Mas estão em risco de extinção, localmente no Paraná, Bahia e São Paulo, onde ocorrem somente no Parque Estadual Morro do Diabo, estando nas listas oficiais de espécies da fauna ameaçadas de extinção dos respectivos estados.

