Caturrita
(Myiopsitta monachus)


Curiosidade: A caturrita é a única espécie de psitacídeos que constrói o seu próprio ninho. Todos os outros psitacídeos fazem ninhos em buracos ocos de árvores, barrancos ou cupinzeiros. Os casais de caturritas podem formar ninhos comunitários com, no máximo, um metro de diâmetro e 200 kg de peso. Constroem os ninhos com gravetos, nos galhos mais altos de diferentes tipos de árvores. Os ninhos são usados durante todo o ano, pois, quando não estão no período reprodutivo, as caturritas usam-nos para dormir ou como proteção em caso de tempestades. A caturrita chega a pôr 11 ovos por postura, sendo que cerca de 7 dos filhotes conseguem chegar à idade adulta.
Características: Mede entre 24 e 28 centímetros de comprimento e pesa entre 72 e 94 gramas.
É verde, com a lateral do rosto pardacenta. Fronte, abdômen e face inferior da cauda de cor vermelha. ao redor dos olhos é branca.
Alimentam-se de frutas pequenas, mas também come frutos grandes, sementes e castanhas. Costuma equilibrar-se nos galhos, ficando de cabeça para baixo enquanto come.
Distribuição geográfica: Ocorre da Bahia ao Rio Grande do Sul, além da Mata Atlântica de Goiás e do sul do Mato Grosso do Sul, Uruguai, Paraguai e Argentina.
conservação: pouco preocupante

