Tucano Toco
(Ramphastos toco)


Curiosidade: O tucano-toco é o maior membro da família dos tucanos, que possui o maior bico em relação ao tamanho do corpo de todas as aves, representa quase 50% da superfície corpórea da espécie. Pesquisas indicam que o bico do tucano é, em relação ao seu tamanho, uma das maiores janelas térmicas do reino animal, rivalizando com as orelhas dos elefantes em sua capacidade de irradiar calor corporal (Tattersall, 2009).
Características: é o maior dos tucanos
a sua característica mais marcante é seu enorme bico alaranjado com uma mancha negra na ponta. Sua plumagem é negra, destacando-se o papo e o uropígio brancos, além do crisso manchado de vermelho. Destaca-se também a área de pele laranja ao redor dos olhos e as pálpebras azuis.
O bico amarelo-alaranjado de tecido ósseo esponjoso, que mede cerca de 20 centímetros, é duro e cortante (as bordas são serrilhadas), sendo usado como uma pinça para capturar alimento. O tucano usa-o com grande habilidade, apanhando desde pequenas presas até separando pedaços de alimentos maiores. Para ingerir o alimento, lança-o para trás e para cima, em direção à garganta, enquanto abre o bico para o alto. Se alimenta basicamente de frutas (bananas, mamões, açaí e pinha) insetos e artrópodes (sendo assim Onívoros),em certas ocasiões pode até se alimentar de pequenos macacos, mas também costuma saquear ninhos de outras aves e devorar ovos e filhotes.
Mede por volta de 56 centímetros de comprimento e pode pesar 540 gramas.
Distribuição geográfica: De larga distribuição em regiões campestres do interior da Amazônia ao Paraguai, Bolívia e Argentina; não atinge o litoral nordestino.
conservação: pouco preocupante


Mapa de distribuição Tucano toco Ramphastos toco

